.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Há dentro de nós um poço.



No fundo dele é que estamos, porque está o que é mais nós, o que nos individualiza, a fonte do que nos enriquece no em que somos humanos. E a vida exterior, o assalto do que nos rodeia, o que visa é esse íntimo de nós para o ocupar, o preencher, o esvaziar do que nos pertence e nos faz ser homens. Jamais como hoje esse assalto foi tão violento, jamais como hoje fomos invadidos do que não é nós. É lá nesse fundo que se gera a espiritualidade, a gravidade do sermos, o encantamento da arte. E a nossa luta é terrível, para nos defendermos no último recesso da nossa intimidade. Porque tudo nos expulsa de lá Quando essa intimidade for preenchida pelo exterior, quando a materialidade se nos for depositando dentro, o homem definitivamente terá em nós morrido. Já há exemplos disso. Um dos mais perfeitos chama-se robot. É invencível pensarmos o que será o homem amanhã. E nenhuma outra imagem se nos impõe com mais força. Mas o que desse visionar mais nos enriquece a alma é que o homem então será possivelmente feliz. Porque ser homem não é ter felicidade mas apenas ser humano. Não há grandeza nenhuma feliz e é decerto por isso que se diz que os felizes não têm história. A única felicidade compatível com a grandeza é a que já não tem esse nome, mesmo que o tenha. Chamemos-lhe apenas compreensão ou aceitação.

Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente IV'

*Fotografia / "Excertos do Olhar"

10 comentários:

Maria disse...

Já te li mas tenho de voltar a ler-te......

Deixo um beijinho

Anónimo disse...

Bom dia querida Mié,
É variavel a profundidade de cada poço em relação ao tipo de pessoa. Por exemplo, Se a pessoa passou a vida em profundas reflexões e viveu a vida em grande intensidade, este poço é muito profundo; por outro lado, se nada fez, penso que nen poço existe.
Beijos
Geraldo

Anónimo disse...

depois de ter lido um único verso deste senhor, refiro-me àquele único e incomparável "da minha língua vê-se o mar", muitas vezes pensei se valia a pena escrever...

obrigada por publicar este autor!

beijinho :)

isabel mendes ferreira disse...

Porque ser homem não é ter felicidade mas apenas ser humano. Não há grandeza nenhuma feliz e é decerto por isso que se diz que os felizes não têm história.
__________Enorme V.F.__________


e ainda tão pouco entendido.

devo ter tudo até o livro póstumo e leio e re-leio e a cada leitura mais o admiro.

__________________

obrigada.
Mie.


de um piano nada mutante...:)

obrigada por este blog.

Tríade Aumentada disse...

Há sempre_________ um poço________

por pre____encher.

Anónimo disse...

Há sempre um poço que no seu fundo está cheio de surpresas e com moedas de variados e imensos desejos formulados mas, no fundo dele bem no seu fundo encontramos o "Homem" com algo de bom.

Alice Matos disse...

Amiga, como está lindo o teu espaço... e cheio de interesse. Desculpa as minhas ausências... mas o trabalho abunda e a saúde não está a querer ajudar...

Quanto a Vergílio Ferreira... está sempre actual...

Beijo grande...

Mié disse...

Um beijo deixo a todos que aqui comentaram.

Obrigada

O Profeta disse...

Na noite onde se esconde o canto dos pássaros
De onde nasce este manto de bruma
Para que norte viajam os teus anseios
O que procuras perdido na espuma?


Bom fim de semana


Mágico beijo

Ana Paula Sena disse...

Magnífica citação!!! A ler e reler... com grande e enriquecedor prazer!

ARQUIVO


View My Stats
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!